Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/17 às 20h04 - Atualizado em 29/10/18 às 15h44

CGDF e EGOV promovem primeiro curso de gestão de riscos

COMPARTILHAR

Iniciativa visa capacitação de servidores do GDF

 

Durante a semana de 19 a 23 de junho, servidores da Controladoria-Geral do DF, Terracap, Secretaria de Turismo e da AGEFIS participaram da primeira turma do curso de gestão de riscos ministrado na Escola de Governo do DF.

 

Com a instrutoria de servidores da CGDF – os auditores Lúcio Pinho, João Batista, Paulo Lemos, Rodrigo Ramos e o Controlador-Geral Adjunto, Marcos Tadeu de Andrade, o curso é voltado para a capacitação dos servidores e funcionários de empresas públicas do DF, visando habilitá-los para a realização do gerenciamento de riscos corporativos em suas organizações.

 

Seis tópicos foram abordados no curso: a gestão de riscos fundamentada na NBR ISO 31000:2009 aplicada ao setor público; Gerenciamento de riscos: estabelecimento do contexto e identificação de riscos; Gerenciamento de riscos: tratamento de riscos, comunicação e consulta, monitoramento e análise crítica; Política de gerenciamento de riscos e as estruturas formais e informais de gerenciamento de riscos; Gerenciamento de riscos: análise e avaliação de riscos; e Tópicos avançados de gestão de riscos.

 

O subcontrolador de Controle Interno da CGDF e um dos professores, Lúcio Carlos Pinho Filho, explica que o curso foi ministrado como teste no Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento da Câmara dos Deputados antes de ser realizado na EGOV, e obteve a nota 4,85 numa avaliação que vai até 5,00. “Isto sublinha a nossa capacidade de oferecer à Administração Pública um curso de qualidade, atual, prático e útil”, diz.

 

Com a promoção do curso na EGOV, o Executivo distrital avança na implantação da gestão de riscos como instrumento de governança e alinhado a boas práticas corporativas. Além disso, a Controladoria do DF cumpre item do Acordo de Resultados firmado com o Governo do DF e propicia meios para que os órgãos e entidades atendam ao que estabelece o Decreto Distrital no 37.302/2016, bem como que as empresas estatais atendam aos requisitos de riscos estabelecidos na Lei no 13.303/2016.

 

Estão previstas novas turmas para o segundo semestre deste ano, nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.