Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/20 às 16h09 - Atualizado em 14/09/20 às 10h52

CGDF apresenta Sistema de Gestão para Controladoria do Município do Rio de Janeiro

COMPARTILHAR

 

O intercâmbio de boas práticas ocorreu virtualmente e focado na apresentação do Sistema de Gestão de Auditoria – SaeWeb

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ) se reuniram virtualmente em um intercâmbio de boas práticas no dia 12 de agosto. O objetivo foi apresentar o Sistema de Gestão de Auditoria – Saeweb, desenvolvido pela Controladoria-Geral do DF e disponibilizado para outros órgãos interessados.

 

Logo no início, o controlador-Geral Adjunto, Breno Rocha Pires e Albuquerque, fez uma breve apresentação da estrutura organizacional da CGDF, detalhando o papel institucional de todas as unidades e assessorias e destacou o ganho de reuniões como essa: “O intercâmbio de boas práticas resulta em parcerias como Acordos de Cooperação Técnica com órgãos que tenham interesse em qualquer sistema desenvolvido pela CGDF ou transferência de base de dados, além de permitir a troca de experiências para o aprimoramento da própria Controladoria-Geral do DF”.

 

Após a apresentação do Sistema de Gestão de Auditoria da CGDF – SaeWeb, por Robson Lopes da Gama Júnior, diretor de Consultoria em Integridade e Riscos, como uma possibilidade para ser utilizado pela Controladoria do Município do Rio de Janeiro, os participantes puderam expor suas necessidades e anseios.

 

Segundo Rodrigo Fortes, gerente da Coordenadoria de Auditorias de Contas de Gestão, Operacionais e de Desempenho Governamental na Administração Indireta do Rio de Janeiro, não há atualmente um sistema oficial de auditorias no município. Por isso, houve a necessidade de pesquisar e estudar vários sistemas utilizados no mercado, buscando informações sobre as funcionalidades, desde o planejamento de auditoria até o monitoramento das informações. “Ficamos interessados, pois não possuímos um sistema de auditoria institucionalizado, apenas o sistema de monitoramento de recomendações. A parte de planejamento, de execuções não é feita pelo sistema que temos. Em função disso queremos conhecer mais profundamente o SaeWeb”, afirmou.

 

Intercâmbio

Cláudia Felix, subcontroladora de Auditoria e Compliance da Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro, também apresentou a estrutura da instituição e suas boas práticas para a troca entre os órgãos. Pela Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro participaram ainda Ricardo Davi Moraes e Silva, auditor Geral, Wagner Rosa, coordenador da Coordenadoria de Auditorias Especiais, Jayme Marcos Aben Athar Neto, auditor Interno da CDURP, Rogério Luis de Luca, auditor de Sistemas, e Paulo Sérgio Siqueira Bastos, contador.

 

Por parte da CGDF, a reunião também contou com a participação do Guilherme Mello, subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gustavo Lírio, subcontroaldor de Controle Interno, Graziella Brunale de Andrade assessora da Subcontroladoria de Controle Interno, e Cecília Fonseca, chefe da Assessoria de Relações Institucionais.

 

Interesse

Para firmar parcerias ou marcar reuniões como esta e conhecer o que a CGDF disponibiliza para outros órgãos, basta entrar em contato com a Assessoria de Relações Institucionais da Controladoria-Geral do DF pelo e-mail institucional@cg.df.gov.br ou fone (61) 98162.0696.