Governo do Distrito Federal
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6/06/13 às 19h33 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

2ª Reunião do Conselho de Transparência e Controle Social do DF

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Dentre os temas discutidos durante a segunda reunião do Conselho de Transparência, realizada na tarde desta quarta (5), esteve o balanço da Lei de Acesso à Informação (LAI-DF) que no próximo dia 12 completará dois meses de implementação.

O encontro também estabeleceu os três temas prioritários que serão debatidos no âmbito do Conselho: formação de cidadãos para controle social, articulação e mobilização social e incremento da transparência – e os grupos de trabalho que ficarão responsáveis por cada um deles.

Segundo Vânia Vieira, Secretária de Transparência e titular do Conselho, “O conselho definiu as três ações prioritárias que servirão de base para o trabalho da Secretaria de Transparência. O debate nessas reuniões nos ajuda a formular políticas públicas e avançar nas ações do governo local que possibilitem maior participação popular”.

Dentre as ações prioritárias previstas estão: conhecer e discutir experiências existentes, como auditorias cívicas, por exemplo; criar e implementar estratégias para articular e mobilizar a sociedade civil organizada visando ao aprimoramento do controle social no Distrito Federal; conhecer e discutir os indicadores de transparência existentes; levantar novas estratégias para ampliação da transparência no GDF, dentre outras.

A próxima reunião ordinária do Conselho de Transparência está prevista para a primeira semana de agosto, data em que será eleito (a) o (a) vice-presidente do Conselho. Para se candidatar é necessário ser membro titular e representante da sociedade civil.

A Secretaria-Executiva do CTCS divulgará, com até 10 dias de antecedência da data da eleição, a relação dos candidatos que deverão encaminhar sua candidatura com no mínimo 15 dias de antecedência da data da eleição.