Governo do Distrito Federal
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16/03/13 às 15h35 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

16 de março, dia nacional do Ouvidor

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No último dia 16 de março, comemorou-se no Brasil o dia do Ouvidor. Esta é uma data propícia para se refletir sobre a importância e o papel da Ouvidoria nas instituições públicas.

As unidades de ouvidorias visam a contribuir para o fortalecimento da democracia, tornando a gestão pública mais acessível e próxima do cotidiano do cidadão e têm como função tradicional oferecer à população o serviço de recebimento de qualquer tipo de manifestação: reclamação, denúncia, sugestão, elogio, informação, dúvida e encaminhá-las ao setor competente dentro da instituição para solução e posterior resposta ao cidadão.

Mas a preocupação das ouvidorias não deve se restringir à satisfação imediata das necessidades dos cidadãos usuários de serviços públicos, mas, também, o envolvimento desses na avaliação e implementação das políticas públicas e, por consequência, no processo de melhoria da gestão.

A rede de ouvidorias do Distrito Federal funciona exatamente sob a orientação desses princípios: maior participação do cidadão na gestão pública, ampliação dos canais de comunicação entre estado e sociedade e aprimoramento da prestação dos serviços públicos. Por meio das unidades de Ouvidorias Especializadas, as pessoas e comunidades do Distrito Federal, desde as menores às mais remotas localidades, contam com igual acesso ao atendimento dos serviços públicos, com comodidade, superação de obstáculos, desburocratização no atendimento público, ganho de tempo e formação da imagem positiva das instituições em relação à presteza dos serviços.

No próximo dia 25 de março, a Secretaria de Transparência realizará evento comemorativo ao Dia Nacional do Ouvidor, com o lançamento dos novos serviços de ouvidoria do GDF: novo telefone (162) gratuito e exclusivo e site para registro e acompanhamento das demandas de ouvidoria. Essas iniciativas fortalecem as Ouvidorias do Distrito Federal, demonstrando o compromisso deste governo com uma gestão participativa e a preocupação com a qualidade e integridade dos serviços públicos prestados.

Neste dia nacional do Ouvidor, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal felicita os ouvidores e ouvidoras do Distrito Federal pelo empenho em consolidar a Ouvidoria como espaço institucional de cidadania e gestão ética, transparente e democrática.